Metodologia Scrum
Não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios aos participantes para a utilização do framework Scrum, a fim de otimizar processos e a produtividade da equipe de trabalho dos projetos. É destinado a estudantes e profissionais que trabalham em equipe inserida em ambientes complexos com alta demanda e prazos curtos.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 14 anos
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo integralmente com o desenvolvimento de competências profissionais, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho de sua formação e de seu desenvolvimento profissional. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se utilizar um ambiente inovador de aprendizagem, com mesas e cadeiras dispostas a acolher o time Scrum, de no máximo cinco alunos por mesa; aulas práticas, utilizando post-it e Kanban; diariamente, reunião do Scrum e revisão do sprint, apresentando cases de sucesso em aplicações do framework Scrum. Utilizar o guia official: The definitive guide to Scrum: the rules of the game.[1] [1] SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. The definitive guide to Scrum: the rules of the game. Disponível em: www.scrumguides.org. Acesso em: 16 set. 2019.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador: Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento. Frequência: O aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Para os cursos avaliados por indicadores de objetivos de aprendizagem são previstas as menções: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Para o resultado final do curso, são previstas duas menções: Concluiu – C Não concluiu – NC Para os cursos que são avaliados por participação (frequência e realização de atividades previstas), o resultado final também prevê as menções: Concluiu – C Não concluiu – NC Menção por Unidade Curricular: Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a remota, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Para o resultado final são previstas duas menções: Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.