Tecnologias Digitais na Educação

NÃO INFORMADO
Capacitar os participantes para o uso pedagógico e técnico de plataformas digitais educacionais, promovendo a condução de aulas remotas, o gerenciamento de turmas e conteúdos, a elaboração de atividades e avaliações, bem como o acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais. Instalar e operar plataformas de videoconferência e ambientes virtuais de aprendizagem; Criar e organizar turmas, disciplinas e materiais de aula nas plataformas; Realizar o cadastro de instrutores e alunos, incluindo a criação de e-mails institucionais; Inserir arquivos, links e materiais de apoio de forma estruturada e acessível; Elaborar e aplicar atividades e avaliações utilizando os recursos disponíveis nas plataformas; Monitorar o acesso e as interações dos estudantes, promovendo feedbacks contínuos; Aplicar estratégias pedagógicas adequadas ao contexto digital, com empatia e responsabilidade; Utilizar ferramentas como chat, feed, tarefas, forms, mentimeter, miro, padlet, kahoot, whitboard e outras tecnologias que os instrutores utilizariam em aulas presenciais para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
A proposta da presente ação, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas desta ação, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se aplicação de ambiente simulado e dinâmicas de grupos que favoreçam a prática profissional.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula. Na modalidade remota, o controle da frequência é baseado na participação e na realização das atividades previstas, conforme previsto na coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac. Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.