Preparo de Caldos

Objetivos do curso: - Ensinar técnicas de preparo de caldos variados, incluindo caldos de carne, frango, legumes, peixe, entre outros.
- Proporcionar uma compreensão dos ingredientes e temperos utilizados na elaboração de caldos para realçar sabores.
- Demonstrar o processo de preparação dos caldos, desde a seleção dos ingredientes até o cozimento adequado.
- Instruir sobre a utilização de utensílios e equipamentos adequados para o preparo dos caldos.
- Desenvolver habilidades na harmonização de sabores e texturas para criar caldos balanceados e saborosos.
- Ensinar técnicas de armazenamento e conservação dos caldos para aproveitamento futuro.
- Promover o conhecimento sobre a versatilidade dos caldos na culinária, podendo ser utilizados como base para sopas, molhos, risotos e outros pratos.
- Capacitar os participantes a preparar caldos de qualidade que possam ser apreciados como uma refeição reconfortante ou como ingrediente em diversas receitas culinárias.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). O docente deve oportunizar um espaço de construção de conhecimentos, com desenvolvimento de exercícios práticos, dinâmicas de grupos, aplicação técnicas de reaproveitamento de alimentos e cocção de cozinha quente.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: · Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. · Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.