Preparo de Caldos
Objetivos do curso: - Ensinar técnicas de preparo de caldos variados, incluindo caldos de carne, frango, legumes, peixe, entre outros.
- Proporcionar uma compreensão dos ingredientes e temperos utilizados na elaboração de caldos para realçar sabores.
- Demonstrar o processo de preparação dos caldos, desde a seleção dos ingredientes até o cozimento adequado.
- Instruir sobre a utilização de utensílios e equipamentos adequados para o preparo dos caldos.
- Desenvolver habilidades na harmonização de sabores e texturas para criar caldos balanceados e saborosos.
- Ensinar técnicas de armazenamento e conservação dos caldos para aproveitamento futuro.
- Promover o conhecimento sobre a versatilidade dos caldos na culinária, podendo ser utilizados como base para sopas, molhos, risotos e outros pratos.
- Capacitar os participantes a preparar caldos de qualidade que possam ser apreciados como uma refeição reconfortante ou como ingrediente em diversas receitas culinárias.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima de 16 anos
Ensino Fundamental Incompleto
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). O docente deve oportunizar um espaço de construção de conhecimentos, com desenvolvimento de exercícios práticos, dinâmicas de grupos, aplicação técnicas de reaproveitamento de alimentos e cocção de cozinha quente.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: · Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. · Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.