Atendimento humanizado em serviços de saúde

Não há.
Este curso objetiva atualizar profissionais na prestação de atendimento humanizado, ampliando a percepção do atendente da área de saúde das necessidades do paciente, bem como cumprir as exigências estabelecidas por lei com base no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. É destinado aos profissionais e estudantes da área da Saúde que desejam atualizar ou aprimorar os conhecimentos sobre Humanização nos Serviços de Saúde.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
Requisitos/conhecimentos específicos: ser profissional ou estudante da área da Saúde
A proposta do presente curso, mesmo não desenvolvendo competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes e valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso, são estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse contexto, sugere-se partir de relatos dos alunos sobre suas experiências de atendimento enquanto pacientes no serviço de saúde ou ainda realizar visita técnica em serviços de saúde para observar as rotinas de atendimento. É importante que a proposta de trabalho englobe atividades como simulações, que permitem ao aluno exercer na prática o atendimento ao paciente no serviço de saúde.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido ¯- A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.