Gerência de Loja
O curso de aperfeiçoamento Gerência em loja tem como objetivo possibilitar aos participantes gerirem estabelecimentos comerciais, com foco na organização da operação, no alcance de metas e na motivação das equipes. Portanto é destinado aos profissionais que atuam ou almejam atuar na gestão de lojas.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes/valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que sejam realizadas atividades como simulações, estudos de caso, situações-problema, objetos de aprendizagem do Laboratório Virtual do Comércio, visitas técnicas e pesquisas que promovam a reflexão e análise das problemáticas abordadas para o desenvolvimento dos elementos e das Marcas Formativas Senac. Por meio das simulações, estudos de caso e situações-problema o docente poderá trazer para o ambiente de aprendizagem situações reais que contextualizem aspectos relacionados a coordenação da equipe, como: relacionamento com o cliente; liderança e motivação de equipe; controle financeiro; controle de estoques e rotinas de compras. Recomenda-se que o docente indique aos estudantes a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis no Laboratório Virtual do Comércio, com o objetivo de vivenciar na prática, os pontos principais da operação de uma loja, inclusive técnicas de merchandising no PDV. Deve-se orientar que os estudantes tragam para discussão em sala de aula suas experiências, dúvidas e observações para compartilhamento com o grupo. É importante que o docente indique e oriente os estudantes a realização de visitas técnicas e pesquisas relacionadas a cross-merchandising, layout da loja, exibição e exposição dos produtos e montagem de vitrine. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios e debates em sala de aula. Produto: Guia Prático com orientações de processos inerentes a Gerência de Loja
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C ) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.