Processos Logísticos de Armazenagem e Movimentação de Materiais

Este curso tem como objetivo subsidiar o aluno na seleção de procedimentos e elaboração de fluxos nos processos de armazenagem e movimentação de materiais em empresas do comércio. É destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar em operações logísticas no Segmento do Comércio.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 15 anos
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
CPF
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 15 anos
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se que sejam realizadas atividades como simulações, estudos de caso, situações-problema, objetos de aprendizagem do Laboratório Virtual do Comércio e pesquisas que promovam a reflexão e análise das problemáticas abordadas para o desenvolvimento dos elementos e das Marcas Formativas Senac. Por meio das simulações, estudos de caso e situações-problema o docente poderá trazer para o ambiente de aprendizagem situações reais que contextualizem os processos de armazenagem e movimentação de materiais, bem como aspectos relacionados aos tipos de cargas, equipamentos e procedimentos de recebimento e conferência. Além disso, poderá abordar os procedimentos de movimentação, observando as normas de segurança que exigem o uso de equipamentos individuais e coletivos, adequados às características do negócio. Recomenda-se que o docente indique aos alunos a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis no Laboratório Virtual do Comércio, com o objetivo de vivenciar na prática os pontos relacionados aos processos de armazenagem e movimentação de mercadorias. Deve-se orientar que os alunos tragam para discussão em sala de aula suas experiências, dúvidas e observações para compartilhamento com o grupo. É importante que o docente indique e oriente os alunos a realizarem pesquisas, buscando referências para o correto uso de equipamentos de movimentação, considerando os aspectos físicos do armazém e do tipo de mercadoria, com o objetivo de subsidiar as ações em sua atuação profissional. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios e debates em sala de aula. Poderá, ainda, desenvolver no decorrer das aulas um relatório com cheklist dos requisitos de armazenagem e movimentação de produtos ou categoria de produtos do comércio de uma empresa local em que um aluno ou grupo de alunos atue. Produto: Relatório com checklist com os requisitos de armazenagem e movimentação de produtos ou categoria de produtos do comércio de uma empresa local de um aluno ou grupo de alunos.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.