Básico de Corte e Costura
O costureiro é o profissional que realiza procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário masculino, feminino e infantil em tecidos planos, a partir de uma ficha técnica, molde e peça-piloto. Trabalha como autônomo ou como empregado na indústria da confecção, em facções, no comércio, em ateliês pequenos ou de alta costura. Relaciona-se com clientes, fornecedores e demais profissionais que demandem serviços de costura, contribuindo para o trabalho em equipe, a satisfação e a fidelização do cliente. O profissional Costureiro, formado pelo Senac, tem como marcas Formativas: domínio técnicocientífico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Estas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar” e pertence ao segmento Moda. Competências 1. Planejar e realizar procedimentos de cortes de tecidos planos; 2. Organizar e realizar montagem de peças do vestuário masculino, feminino e infantil; 3. Realizar procedimentos de costura e acabamento de peças do vestuário masculino, feminino e infantil.
O costureiro é o profissional que realiza procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário masculino, feminino e infantil em tecidos planos, a partir de uma ficha técnica, molde e peça-piloto. Trabalha como autônomo ou como empregado na indústria da confecção, no comércio, em ateliês pequenos ou de alta costura. O profissional Costureiro, formado pelo Senac, tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental incompleto 6ª ano
Idade maior ou igual a 16 anos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. Para mobilizar o elemento Planejamento de Carreira, o docente deve propor atividades relacionadas ao mercado e ao mundo do trabalho, por exemplo, simulações de entrevista de emprego e outras situações de aprendizagem relacionadas à imagem pessoal, postura profissional e desenvoltura verbal. Propõem-se, na abordagem desse elemento, três etapas: I) ponto de partida: momento de vida do aluno, possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; II) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; III) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais Unidades Curriculares. A profissão de Costureiro irá demandar grande capacidade de comunicação com clientes, fornecedores e outros profissionais da área, além de habilidade motora para a execução das peças, boa visão, interesse por moda, raciocínio espacial desenvolvido e senso estético. Dessa forma, as Unidades Curriculares deverão destinar a maior parte de sua carga horária para a realização de atividades que favoreçam a dinâmica ação-reflexão-ação. As tabelas abaixo trazem sugestões de peças básicas, que devem ser trabalhadas durante o curso e peças complementares que podem ser desenvolvidas caso haja tempo hábil. A intenção é que o aluno costure diversos modelos e pratique diferentes técnicas. Recomenda-se a elaboração de, no mínimo seis (6) peças básicas, sendo uma peça de cada modelo apresentado. E, no mínimo, três (3) peças complementares, sendo uma peça de cada modelo. Quando houver laboratório montado com máquinas industriais é necessário uma (1) máquina para cada 4 alunos (utilizada para pontos zigue-zague, caseados de botões, etc.). Peças Básicas Feminino Saia reta, com cós reto e zíper invisível Saia evasê, no viés, com revel e zíper invisível Calça, com zíper de braguilha, bolso faca e barra italiana Masculino Camisa, com pala dupla, carcela nas mangas, gola e pé-de-gola Infantil Shorts infantil, com elástico na cintura Vestido infantil, com manga, franzido na cintura e revel Peças Complementares Feminino Camisa com gola esporte, revel e fenda lateral Vestido com recortes, forro e zíper invisível Masculino Bermuda jeans, com zíper de braguilha e bolso chapado. Como as turmas são formadas por públicos diversos e compreendendo que cada aluno apresenta características diferenciadas, é importante que o docente respeite o tempo necessário para o desenvolvimento da competência e possa realizar um acompanhamento individualizado dos alunos. Ao longo do curso, podem ser planejadas e realizadas visitas técnicas, pesquisas e entrevistas com profissionais, para se aproximarem da área e conhecerem o mercado de trabalho, seus desafios e possibilidades, sem deixar de levar em consideração a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados. Destaca-se ainda a necessidade de tornar o curso acessível às pessoas com deficiência, atendendo às necessidades específicas de cada aluno. Indica-se que as Unidades Curriculares sejam trabalhadas sequencialmente, conforme a organização curricular. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: O docente deverá promover situações de aprendizagem que considerem a realidade da profissão de Costureiro em seu local de trabalho e que privilegiem a contextualização, identificando os elementos relativos ao trabalho a ser executado (tipo de ponto, tamanho, colocação da agulha, por exemplo) bem como os cuidados básicos de conservação dos equipamentos. Os alunos deverão ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região e conforme seu investimento pessoal e profissional. O docente deve propor atividades relacionadas ao mercado e ao mundo do trabalho, por exemplo, simulações de entrevista de emprego e outras situações de aprendizagem relacionadas à imagem pessoal, postura profissional e desenvoltura verbal. Propõem-se três etapas: 1) ponto de partida: momento de vida em que o aluno se encontra, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; 2) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; 3) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Orientações metodológicas específicas para as Unidades Curriculares 2 e 3: Para as Unidades Curriculares 2 e 3, o docente deverá promover situações de aprendizagem que privilegiem a contextualização, demonstração e posterior realização de procedimentos de montagem, costura e acabamentos de peças do vestuário feminino, masculino e infantil. Recomenda-se a criação de gabaritos com traçados para a desenvoltura na operação de máquina de costura (saída, paradas, curvas, cantos e linhas retas), de modo que os alunos demonstrem destreza em seu manuseio. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 4: Para o desenvolvimento do Projeto Integrador, o docente responsável deve apresentar o tema gerador no primeiro contato com os alunos, juntamente com o cronograma de trabalho. Estes, por sua vez, podem validar a proposta, sugerir substituição do tema ou adequação da proposta original, que deve ser analisada e acatada pelo docente. O Projeto Integrador deve ser desafiador e, portanto, estimular a pesquisa e a investigação de outras realidades contextualizadas às demais Unidades Curriculares, transcendendo a mera sistematização de informações. Diante disso, é fundamental que o docente responsável pelo desenvolvimento desse projeto promova a interação com os demais docentes do curso, uma vez que todos devem participar do processo. Juntamente com a definição do tema gerador, é necessário estabelecer o cronograma de trabalho e prazos para as entregas. Considerando que o Projeto Integrador é um dos momentos privilegiados para o docente trabalhar as Marcas Formativas Senac, sugere-se que sejam propostos desafios que favoreçam aos alunos a demonstração do domínio técnico-científico, visão sistêmica e o comportamento investigativo. Assim como devem estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, contemplando situações de aprendizagem que permitam o trabalho em equipe, no qual irão estabelecer relações interpessoais construtivas. As propostas do Projeto Integrador devem valorizar diferentes realidades regionais. Na Proposta 1, é importante que o docente incentive a pesquisa de aspectos culturais, sociais e econômicos da região, por meio de diferentes fontes, para que os produtos a serem elaborados possam apresentar as características do lugar, despertando o interesse da comunidade e representando um diferencial para sua comercialização. Da mesma forma, é importante estimular a criatividade dos alunos a partir de desafios que tenham como objetivo criar peças de proteção do costureiro, tais como avental, alfineteiros e suporte para tesouras. Na Proposta 2, a pesquisa também será importante para a verificação da existência ou não de diferentes níveis de qualidade dos produtos elaborados regionalmente. Recomenda-se que os alunos conheçam a Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário para entenderem o processo de produção desde a matéria-prima até a entrega da peça ao consumidor.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término das Unidades Curriculares/curso); • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo; • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: 8.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término das Unidades Curriculares • Atendido – A • Não atendido – NA 8.1.2. Menção por Unidades Curriculares Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP 8.1.4. Fluxo do processo de registro da avaliação 8.1.4.1. Por Unidades Curriculares: 8.1.4.2. Ao término do curso Todos os indicadores foram atendidos? SIM NÃO D ND Frequência atendida? SIM NÃO APROVADO REPROVADO 8.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.