Assistência de enfermagem em saúde mental
Não há.
Este curso objetiva subsidiar os profissionais de Enfermagem no desenvolvimento de habilidades para a prestação de assistência a portadores de transtornos mentais, respeitando suas principais alterações fisiológicas e patológicas inerentes a seu tipo de transtorno. É destinado estudantes e profissionais da área de Enfermagem.
Pré-requisitos
CPF e RG
Idade mínima: 18 anos
Requisitos/conhecimentos específicos: ter cursado ou estar cursando técnico ou superior Enfermagem
A proposta do presente curso, mesmo não desenvolvendo competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes/valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido sugere-se a utilização da estratégia metodológica de simulação para representar a realidade da prestação de assistência em enfermagem a pacientes portadores de transtorno mental, tendo como ambiente de aprendizagem para tal, os laboratórios de enfermagem. Sugere-se que o docente tome ponto de partida casos reais, a partir dos quais o aluno será estimulado a sistematizar a assistência de enfermagem ao usuário em tratamento, considerando todos os fatores envolvidos e a complexidade deste atendimento.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.