Auriculoterapia
Este curso objetiva desenvolver habilidades para a aplicação de técnicas de auriculoterapia, utilizando instrumentos específicos e seguindo os princípios de biossegurança. É destinado a estudantes e profissionais da área de Estética, Massoterapia e Fisioterapia.
Pré-requisitos
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior em Estética, Massoterapia ou Fisioterapia ou, ainda, qualificação profissional de Massagista.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades para manusear os documentos com exatidão e reponsabilidade que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se que sejam propostas atividades de prática e aprimoramento das técnicas de auriculoterapia, elaboração de planos de atendimento, simulações e experimentações em laboratório e/ou visitas técnicas a clínicas e espaços de massoterapia
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: - avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; - ser diagnóstica e formativa; - permear e orientar todo o processo educativo; - permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Formas de expressão dos resultados da avaliação: Indicador: Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. 8.1.2 Menção por Unidade Curricular: Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular (es). Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.