Modelagem 3d de Cenários

Não se aplica.
A ampliação do mercado de produção multimídia voltada à realidade virtual tem atraído grandes empresas para o desenvolvimento de experiências imersivas com efeitos visuais cada vez mais próximos a ambientes reais.[1],[2],[3] Esse cenário exige do profissional não só conhecimentos teóricos, mas principalmente experiência em termos práticos, característica que é especialmente evidente na área de computação gráfica em seus três grandes grupos: CAD, 3D e vídeo. Um segmento significativo, nesse sentido, é o da publicidade, que mudou seu perfil de propaganda, utilizando muito mais recursos da computação gráfica para gerar cenários e ambientes virtuais.[4] Produtoras, agências de publicidade, emissoras de televisão e cinema requisitam cada vez mais profissionais capacitados em modelagem, texturização e renderização tridimensional, processos relacionados com o desenvolvimento de vinhetas para televisão e dispositivos móveis. Existem ainda alguns mercados para animação, desconhecidos pelo grande público, que estão prestes a entrar em evidência nos próximos anos, como a computação gráfica para realidade aumentada, que deve movimentar, segundo estimativas da IHS Markit, aproximadamente R$ 376 bilhões em 2020.[5] Nesse contexto, o Senac oferece o curso Modelagem 3D de cenários, com o intuito do aperfeiçoamento dos participantes para a criação de um cenário virtual com recursos nativos voltados exclusivamente para modelagem tridimensional. [1] LOPES, A. Facebook anuncia game e novos recursos de realidade virtual. Veja, 26 set. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/facebook-anuncia-game-e-novo-oculos-de-realidade-virtual/. Acesso em: 21 nov. 2019. [2] GUIMARÃES, C. Qualcomm e Globo oferecem realidade virtual e áudio 3D no Rock in Rio. Olhar Digital, 27 set. 2019. Disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/qualcomm-e-globo-oferecem-realidade-virtual-e-audio-3d-no-rock-in-rio/90846. Acesso em: 21 nov. 2019. [3] O VALE. Ford revela como será entretenimento dos carros do futuro via realidade virtual. 14 out. 2019. Disponível em: https://www.ovale.com.br/_conteudo/brand/projetos_especias_brand/2019/10/89520-entretenimento-dos-carros-do-futuro-via-realidade-virtual.html. Acesso em: 21 nov. 2019. [4] IMPRENSA MERCADO & CONSUMO. Realidade virtual e aumentada estão crescendo no varejo e na indústria. Mercado & consumo, 29 jan. 2019. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/01/29/realidade-virtual-e-aumentada-estao-crescendo-no-varejo-e-na-industria/. Acesso em: 21 nov. 2019. [5] FIALHO, G. Mercado de realidade virtual e aumentada deve ultrapassar R$ 370 bilhões em 2020. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.abdi.com.br/postagem/mercado-de-realidade-virtual-e-aumentada-deve-ultrapassar-r-370-bilhoes-em-2020. Acesso em: 21 nov. 2019. Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: modelar cenários em 3D. É destinado a estudantes e profissionais da área de computação gráfica que desejem investir em sua formação continuada, assim como de outras áreas que queiram ingressar na área de computação gráfica com aplicação em modelagem tridimensional.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
Ensino Médio Cursando
Idade maior ou igual a 15 anos.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto e planilhas eletrônicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se a simulação de situações reais com uso de softwares de edição e animação, bem como apresentação das ferramentas utilizadas para a criação de um cenário simples, utilizando apenas elementos nativos e primitivos, para configurar os materiais, criar e atribuir os mapas e as texturas nas geometrias elaboradas. É interessante trabalhar com a multiplicidade de aplicações da modelagem 3D para cenários, apresentando os contextos de desenvolvimento de jogos, jornais, cursos de educação a distância (EaD), propagandas, para, assim, definir junto aos alunos qual cenário a ser desenvolvido como uma proposta de projeto.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando-se se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.