Separação e Conferência no Setor Atacadista

Este curso tem como objetivo dar subsídios para o aluno para a realização de atividades relacionadas à separação e conferência de materiais no segmento atacadista. É destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na operação de separação e conferência de materiais no setor atacadista.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
Conhecimento/Experiência em estoques
Ensino Médio incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que sejam realizadas atividades como simulações, estudos de caso, situações-problema, objetos de aprendizagem do Laboratório Virtual do Comércio, visitas técnicas e pesquisas que promovam a reflexão e análise das problemáticas abordadas para o desenvolvimento dos elementos e das Marcas Formativas Senac. Por meio das simulações, estudos de caso e situações-problema o docente poderá trazer para o ambiente de aprendizagem situações reais que contextualizem os procedimentos logísticos de separação de mercadorias no setor atacadista, bem como a conferência, preparação e encaminhamento de cargas, de acordo com suas características e utilizando os equipamentos adequados. Recomenda-se que o docente indique aos estudantes a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis no Laboratório Virtual do Comércio, com o objetivo de vivenciar na prática, as atividades realizadas nos armazéns de estabelecimentos atacadistas. Deve-se orientar que os estudantes tragam para discussão em sala de aula suas experiências, dúvidas e observações para compartilhamento com o grupo. É importante que o docente indique e oriente os estudantes, se possível, a realização de visitas técnicas em estabelecimentos atacadistas e distribuidores, com o objetivo de observarem e pesquisarem sobre como é feita a separação de grandes volumes, os pontos de atenção no manuseio e movimentação destes itens, como também os procedimentos comumente realizados por esta categoria de negócio, na conferência de seus materiais. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios e debates em sala de aula, além de subsidiar a prática profissional. Poderá ainda desenvolver no decorrer das aulas, um check list contendo os requisitos e práticas de separação e conferência de produtos em empresa de atacado da região do aluno ou grupo de alunos. Produto: Relatório com check list com requisitos e práticas de separação e conferência de produtos em empresa de atacado da região onde atua o aluno ou grupo de alunos.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C ) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.