Cuidador de Pessoas com Deficiência
O cuidador de pessoas com deficiência tem como rotina de trabalho auxiliando-as em suas atividades cotidianas e contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social. O profissional também deve saber executar ações para cuidar das necessidades de alimentação, higiene, saúde, bem-estar e lazer do seu cliente.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Atuando com excelência como Cuidador de Pessoas com Deficiência.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 18 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcione ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas. Deverão abranger situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento deverá ser prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais. Recomenda-se, para este curso em especifico, que sejam realizadas simulações de situações de trabalho com os alunos de forma que os conteúdos teóricos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz, através na ferramenta de aprendizado por meio de slides produzidos pelo próprio instrutor. De forma que muitas vivências sejam contempladas, desde os atendimentos mais básicos até às situações conflituosas e suas resoluções.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: - Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; - Ser diagnóstica e formativa; - Permear e orientar todo o processo educativo; - Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: - Atendido – A - Parcialmente atendido - PA - Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: - Desenvolvida - D - Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). - Aprovado - AP - Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.