Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos

O Aprendiz em Serviços Administrativos é qualificado para executar atividades de recepção, atividades administrativas e de pessoal nas organizações do comércio de bens, serviços e turismo, e demais setores da economia. Este profissional recepciona clientes, executa rotinas trabalhistas e demais atividades administrativas nas diversas áreas das organizações. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da organização. O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac, além de ter como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, específica do programa. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023, destina-se a jovens maiores de quatorze anos e menores de vinte e quatro anos. No caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Recepcionista, Assistente Administrativo, Assistente de Pessoal, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP. Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento “Gestão”. A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços Administrativos: Recepcionista: Recepcionar e atender pessoas; Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção. Assistente Administrativo: Executar e controlar as rotinas administrativas. Atender às demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio Assistente de Pessoal: Realizar rotinas de admissão, benefícios e demissão. Realizar rotinas de folha de pagamento.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
Pré-requisitos
Comprovante de escolaridade
CPF e RG
Escolaridade mínima: cursando o Ensino Fundamental.
Idade máxima de 24 anos incompleto.
Idade mínima: 14 anos
Autodeclaração de baixa renda
Carteira de Trabalho
Comprovante de residência.
Contrato de trabalho.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo”. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto das ocupações. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos os temas geradores correspondentes a cada ocupação do curso que devem se basear em problemas da realidade destas ocupações, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações, relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Devem também contemplar conteúdos/temas indicados. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Devem também contemplar conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI, XII do art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade das ocupações, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, este deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC 7. Orientações Gerais para todas as Unidades Curriculares: Recomenda-se ao docente a realização de atividades que envolvam dramatizações, resolução de situações-problema, pesquisas, debates e júri simulado. Essas estratégias possibilitam ao docente avaliar Marcas Formativas como o domínio técnico-científico e a visão crítica, uma vez que podem ser observadas quando os alunos apresentam a fundamentação da análise de um caso, a resolução de uma situação-problema ou a defesa de um ponto de vista, além de subsidiarem a avaliação do desenvolvimento das competências. Da mesma forma, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável, empreendedora, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico. Entrevistas com profissionais da área, roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, podem ser realizadas nos ambientes das organizações, já que proporcionam momentos de análise e síntese quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Conforme legislação vigente, até 10% da carga horária teórica pode ser feita de maneira flexível por meio de atividades de qualificação complementar, as quais incluem atividades não presenciais, encontros temáticos, visitas culturais, dentre outros. Caberá a cada Departamento Regional especificar as atividades de qualificação complementar que serão realizadas regionalmente no âmbito deste curso. Orientações metodológicas específicas para a UC1: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. 2. Noções e competências para economia verde e azul; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Consumo consciente na utilização de recursos. 3. Noções e competências para economia verde e azul; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas e tipos de atendimento e os elementos da comunicação. 4. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude; 4.1 Elementos da competência para contextualização: Respeito à diversidade Funções administrativas e organizacionais. Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres. 5. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude; 5.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução. Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. 6. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora; 6.1 Elementos da competência para contextualização: Consumo consciente na utilização de recursos. Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor discussões relacionadas ao atendimento, abordando a diversidade tanto no que se refere ao público (pessoas com deficiência, clientes no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros), como no que diz respeito ao mundo e ao mercado de trabalho, tendo em vista as diversas possibilidades de atuação do recepcionista. Para isso, sugere-se a realização de simulações de atendimento, levando em consideração a postura e a etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além da proposição de resolução de conflitos e atendimentos específicos, de acordo com as situações propostas. Orientações metodológicas específicas para a UC 2: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Equipamentos e materiais de trabalho, métodos e técnicas de arquivo e protocolo e leitura e interpretação de relatórios e documentos leitura e interpretação de relatórios e documentos 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Matemática básica 3. Inclusão digital, letramento digital, ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Equipamentos e materiais de trabalho - tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico. Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico). Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor atividades do cotidiano dos recepcionistas no que se refere aos procedimentos operacionais. Para que essa competência possa ser efetivamente desenvolvida, é essencial que a proposta de trabalho englobe atividades que permitam ao aluno exercer na prática os diversos procedimentos técnicos de sua função, tais como a realização de cadastros, protocolos, identificação de tipos de documentos, dentre outros. A utilização de simulações práticas, situações-problema e dramatizações são alguns dos tipos de atividades que podem auxiliar no desenvolvimento dessa competência. Recomenda-se que atividades como produção e edição de textos, de planilhas eletrônicas, uso da internet e de outras ferramentas tecnológicas sejam realizadas em laboratórios de informática. Cabe ao docente orientar e acompanhar os alunos, efetuando as correções gramaticais necessárias, incentivando a escrita e a utilização de diferentes tipos de recursos. As atividades têm com foco a simulação de atividades do cotidiano da função, tais como a tramitação e preenchimento de documentos e planilhas, pesquisas virtuais e demais procedimentos que envolvam recursos tecnológicos nos processos da organização. Orientações metodológicas específicas para a UC4: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da Competência para contextualização: Redação de textos empresariais e oficiais: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis; Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade, tipos de arquivo (físico e eletrônico) e ferramentas para gerenciamento eletrônico de documentos. 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 2.1 Elementos da Competência para contextualização: Levantamento e organização de dados, pesquisas e documentos necessários ao planejamento estratégico; Pesquisa e coleta de dados: tipos de instrumentos e formas de aplicação, fonte (primária, secundária, veracidade e credibilidade das informações), normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT (referência e citações), produção autoral, ferramentas para coleta, interpretação e análise de dados; Fluxo de informações: organização, formalização do processo, ferramentas para automação do levantamento de informações para mapeamento de processos e levantamento de insumos para gerenciamento de processos. 3. Noções e competências para economia verde e azul; 3.1 Elementos da Competência para contextualização: Environmental, Social and Governance (ESG) ou Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança: conceitos, importância e práticas sustentáveis e responsáveis. 4. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho; 4.1 Elementos da Competência para contextualização: Legislações aplicáveis à segurança e proteção de dados: regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais 5. Inclusão digital, letramento digital e ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações 5.1 Elementos da Competência para contextualização: Inserção de dados, consultas e emissão de relatórios: ferramentas de edição de texto, apresentações, planilhas eletrônicas, armazenamento e compartilhamento de arquivos e sistemas de informação de gestão (ERP). 6. desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional 6.1 Elementos da Competência para contextualização: Atuação do profissional nas organizações: responsabilidades do profissional nos diferentes tipos de organização, funções administrativas, hierarquia, direitos e deveres da ocupação, progressão funcional; Ética profissional da área administrativa e código de ética organizacional; Cultura organizacional: conceitos e elementos Orientações metodológicas específicas para a UC5: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Tipos de atendimento (presencial, online ou por telefone) Técnicas de atendimento e mediação de conflitos Processo de comunicação: conceito, elementos e tipos (verbal, não verbal, formal, informal, institucional, mercadológica, vertical, horizontal, diagonal e digital) 2. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho 2.1 Elementos da competência para contextualização: Tecnologias da informação e comunicação (TICs): redes sociais, dispositivos, plataformas de comunicação, compartilhamento e armazenamento de dados – conceito e aplicabilidade na comunicação organizacional. Legislações aplicáveis à segurança e proteção de dados: regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas específicas para a UC7: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1 Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos. 1.1 Elementos da competência para contextualização Arquivamento de documentos (físico e digital): conceito, temporalidade e aplicabilidade 2. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 2.1 Elementos da competência para contextualização: Constituição da República Federativa do Brasil: conceito, Art. 7º (contexto histórico, relação homem e trabalho) e Art. 39 (Estatuto do Servidor Público) Legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, jovem aprendiz; relação de emprego; tipos de contrato de trabalho; admissão de empregados; remuneração; jornada de trabalho Cotas legais: gestão das admissões. Benefícios legais e espontâneos: requisitos para concessão e gozo Afastamentos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS): tipos, procedimentos administrativos e requisitos legais. Poder diretivo, disciplinar e regulamentar do empregador: conceito e aplicação (advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, apuração de faltas graves, entre outros.) Processo de demissão: rotinas, documentação (termo de rescisão, comprovante de pagamento da verba rescisória, extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço/FGTS, exame demissional etc.), tipos de estabilidade, modalidades de saque do FGTS, homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado, seguro-desemprego; comunicação humanizada. eSocial: conceito e lançamento de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelo empregador. 3. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional 3.1 Elementos da competência para contextualização: Estrutura do Departamento Pessoal: importância, funções, rotinas e atribuições dos profissionais que atuam no setor; inter-relação com outros setores da empresa e processos organizacionais. 4 Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho 4.1 Elementos da competência para contextualização: Legislações aplicáveis à segurança e proteção de dados: regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas relacionadas à UC8: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 1.1 Elementos da competência para contextualização: Remuneração: conceito, diferença entre remuneração e salário; prazo e forma de pagamento; adicionais (conceito de horas extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário-utilidade, gorjetas, diárias de viagem etc.). Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, repouso semanal remunerado (RSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista. Processo de controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro de intervalos de refeição e descanso, registro de horas extras, registro de faltas e atrasos. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho: ausências legais e exame de retorno ao trabalho. Alterações salariais: promoção, alteração de cargo ou função. Movimentação de colaboradores: exame de mudança de função. Férias: período, perda do direito, abono pecuniário, parcelamento, comunicação, pagamento, adicional de 1/3, férias coletivas, encargos sociais, atraso e não concessão. 13º salário: cálculo, prazo, forma de pagamento e multa por atraso. Cálculo de proventos: salário, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios e adicionais (insalubridade, periculosidade e noturno). Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo. • Ser diagnóstica e formativa. • Permear e orientar todo o processo educativo. • Verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem). • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adotar novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 8.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA 8.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP 8.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.